sexta-feira, 1 de maio de 2009

Desmatamento desmedido da Amazônia, há solução?


Tornou-se, há muito, de conhecimento comum a grande importância da floresta Amazônica tanto para a manutenção da qualidade de vida, com relação ao meio ambiente, como para a economia do país, porém, também sabe-se dos problemas enfrentados na luta em prol de tal manutenção devido, a entre outros, falta de interesse político e fiscalização deficiente.
É claro que a total suspensão do desmatamento poderia surtir efeitos nocivos a própria economia, pois é necessário reconhecer que o desmatamento alimenta e mantém as atividades de certas indústrias, talvez até por esse motivo falte interesse político com o fim de promover ações para fiscalizar o mau uso e criar punições e leis ainda mais específicas e severas.
Além do mais, os órgãos governamentais e também ONG’s, caso possuíssem maior apoio financeiro, maior planejamento das ações necessárias, poderiam aumentar a eficácia de tais fiscalizações, garantindo assim o cumprimento mais fiel, mais próximo da lei.
Porém, a questão da preservação ambiental, tratando-se aqui especificamente da Amazônia, assim como tantas outras questões no país, esbarra nos interesses financeiros dos mais abastados que acabam, muitas vezes com permissão dos próprios órgãos responsáveis, burlando a lei.
Sendo assim, podemos concluir que há falta de empenho e apoio, por interesses econômicos do país e até mesmo pessoais dos que fazem e são responsáveis pelo fazer cumprir as leis, no entanto, ações de fiscalização e leis mais severas poderiam sim atingir bons resultados caso fossem realmente criadas e aplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário